Pousada 14 Bis - Petrópolis / RJ | Mata Atlântica
Mata Atlântica
Voltar
Desde a época do Império, a região encanta quem por lá passa. Um dos que caiu em seus encantos foi o imperador D. Pedro II e, assim, Petrópolis se tornou a cidade imperial. A bela arquitetura da cidade não poderia ter melhor cenário do que a exuberante natureza da Serra dos Órgãos, que luta para sobreviver cercada por municípios de alta concentração populacional.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939, por influência de Getúlio Vargas. Seus 11.800 hectares protegem um importante cenário natural, bem próximo ao Rio de Janeiro, além de monumentos históricos.
Clima
O clima da região é tropical superúmido, com temperatura média anual de 19°C. A melhor época para praticar trekking vai de maio a agosto, pois o clima fica mais seco e facilita a caminhada. Para tomar banho nas cachoeiras e piscinas naturais, o período ideal é de novembro a fevereiro, porém deve-se tomar cuidado com as chamadas cabeças d`água, fortes enxurradas que atingem trechos próximos aos rios.
Aspéctos Naturais
O relevo acidentado dos trechos mais altos da Serra do Mar é marcado por íngremes paredões, cujos pontos culminantes são a Pedra do Sino (2263 m) e o Dedo de Deus (1692 m), rodeados por densa vegetação. O relevo também favoreceu a formação de inúmeras cachoeiras.
A formação predominante é a floresta pluvial atlântica, representada por espécies de grande porte como o jequitibá, a canela-santa, o palmito e o jacarandá. A fauna é bastante diversificada, apresentando mamíferos como quatis, cutias e tamanduás-mirins, aves como a jacutinga e o ameaçado papagaio-de-peito-roxo, além de répteis.
Serra dos Orgãos
Serra dos Orgãos
Serra dos Orgãos
Veja nossas acomodações
Voltar
Rua Buenos Aires, 192 - Centro - Petrópolis / RJ
+55 (24) 2231-0946
reservas14bis@globo.com
/Pousada-Quatorze-Bis